terça-feira, 24 de maio de 2011

Teatro de Areia


Momento Teatro

Como e quando foi que tudo começou ?

             
                   É comum ouvirmos dizer que o teatro começou na Grécia, há muitos séculos atrás. No entanto, existem outros exemplos de manifestações teatrais anteriores aos gregos. Por exemplo, na China antiga, o budismo usava o teatro como forma de expressão religiosa. No Egito, um grande espetáculo popular contava a história da ressurreição de Osíris e da morte de Hórus. Na Índia, se acredita que o teatro tenha surgido com Brama. E nos tempos pré-helênicos, os cretenses homenageavam seus deuses em teatros, provavelmente construídos no século dezenove antes de Cristo. É fácil perceber através destes poucos exemplos, uma origem religiosa para as manifestações teatrais.

                   No entanto, podemos olhar ainda mais para trás quando lembramos que o teatro é a imitação de uma ação, e que o ato de imitar está presente na essência dos mais primitivos rituais que conhecemos. É através da imitação que a criança se desenvolve aprendendo a falar e a agir. Comparando este homem primitivo com uma criança, podemos observar que ambos são completamente ignorantes em relação ao universo que os cerca. E muito provavelmente, este homem, ansioso por encontrar respostas para as suas perguntas, tenha começado a construir um acervo de mitos, mitologias, religiões e rituais, numa tentativa de explicação do mundo, dos fenômenos naturais, da vida, do nascimento, da morte.   

2 comentários:

  1. O blog está ficando belíssimo, mas sei que o artista supera nas expectativas... quem te viu atuando sabe! Ótimo profissional e pessoa! Sucesso, seu caminho é longo e vai longe!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado pelo carinho...
    Vindo de uma Artista linda como vc fico muito feliz!

    Bjo e luz na tua Vida e na tua Arte!

    ResponderExcluir